A volta às aulas presenciais na Luminova está programada para dia 19 de outubro, para infantil e fundamental 1 (1º ao 5º ano), para acolhimento socioemocional e atividades de recreação, como brincadeiras de rimas e confecção de jogos. E envolve um plano que une educação, segurança, qualidade, tecnologia e saúde. O cenário que vem sendo preparado é o mais cauteloso possível. Feito com a consultoria dos profissionais do Hospital Albert Einstein, o plano respeita todas as medidas e soluções apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e órgãos brasileiros competentes. Manter os alunos e profissionais seguros, impedindo qualquer transmissão dentro do ambiente escolar, é a meta a ser cumprida, assim como garantir a qualidade da aprendizagem. Juntamente a isso, a metodologia inovadora da Luminova será potencializada ainda mais com a utilização da tecnologia, inclusive, porque a volta às aulas será em formato híbrido, unindo atividades online e offline.
Estrutura física
Com a volta às aulas presenciais, as salas das unidades Luminova respeitarão o distanciamento entre os alunos, cerca de 1,5 m entre cada um, assim como as áreas comuns dos prédios, que terão áreas demarcadas como proibidas, justamente para que os estudantes não se agrupem. Os locais para a higienização das mãos terão acesso facilitado, ao passo que todas as paredes da escola apresentarão lembretes da atividade. Já a cantina vai funcionar em sistema delivery.
As salas de jogos, quadras, eventos e reuniões, por sua vez, ficarão temporariamente fechadas para total segurança de todos. Lembrando que toda a escola terá a sua atividade de higienização redobrada, com produtos de limpeza necessários para desinfecção de qualquer possível vírus.
Higiene
Para que todos tenham tranquilidade em mandar seus filhos à escola, a Luminova exigirá que os pais ou responsáveis respondam questionários diários antes que a criança vá à escola. E será obrigatório que todos os alunos, professores, coordenadores e demais funcionários usem máscara em todos os ambientes. Além de máscaras, os colaboradores também vão utilizar face shield, para garantir mais segurança. A escola disponibilizará dispensers com álcool em gel 70° em cantos estratégicos, tais como entradas, corredores e salas de aulas.
A Luminova também vai conscientizar diariamente os alunos sobre o compartilhamento de objetos, que está proibido para evitar qualquer possível contágio. Como exemplo, fones de ouvidos, celulares, canetas, copos, talheres e pratos. E todos eles deverão portar um kit de higiene com talheres, toalha, squeeze, álcool em gel e sacos plásticos para o armazenamento de máscaras, em caso de troca.
Protocolos
Na entrada, todos os alunos, professores e profissionais da escola terão a sua temperatura medida e, em seguida, deverão limpar os pés em um pano umedecido com água sanitária. Já as catracas das portarias estarão liberadas, de modo que evite aglomerações, inclusive, nas saídas, cujos horários serão alternados por turmas.
Entre outras, essas medidas são de extrema relevância para evitar a infecção dos alunos Luminova, familiares e profissionais da rede. Planos de ação também foram desenvolvidos, de modo que todo o currículo escolar possa continuar e o aprendizado dos estudantes não pare. Por exemplo, todos os eventos da Luminova serão adaptados para a versão digital, atestando ainda mais o valor do sistema híbrido de ensino.
O fato é que a Luminova, assim como todo brasileiro, quer vencer a COVID-19, sem que ela impeça os estudantes de manterem o seu direito efetivo ao aprendizado. A escola se mantém na principal posição de educadora, mas, acima de tudo, se coloca como parceira da vida. Juntos, venceremos o novo coronavírus.