Em tempos de ensino remoto, incentivar a criatividade dos alunos é um desafio e tanto, porém imprescindível na Luminova. Os resultados dos trabalhos nas atividades Maker, por exemplo, mostram sempre quão importantes elas são para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Ou seja, mesmo em um momento em que o digital prevalece, é possível que a aprendizagem significativa continue a acontecer. Na Luminova, cujo ensino é voltado aos resultados, a fim de promover oportunidades, os professores desenvolvem estratégias para trabalhar com conteúdos diversos sem perder de vista as lógicas ativas e o protagonismo dos alunos.
É o caso da atividade elaborada pela professora de História do sétimo ano do Ensino Fundamental da Luminova de Sorocaba (SP). Os alunos tiveram que recriar protótipos deixados por Leonardo Da Vinci, utilizando materiais recicláveis. A atividade faz parte da temática “Renascimento”, que incorporou as mãos e produção dos alunos em um formato em que criar, recriar e inovar são imprescindíveis para o bom resultado.
Além do próprio trabalho manual, que desperta a atenção, a coordenação e o lado criativo dos alunos, a atividade Maker abrange uma modalidade de ensino em que o protagonismo e a autonomia são pontos altos do momento pedagógico para a Luminova. Foi incrível unir o conteúdo teórico com uma prática sustentável.
Além da produção dos protótipos, os alunos apresentaram suas criações durante a aula online, exercitando a oralidade e fazendo com que o momento se tornasse ainda mais atrativo e significativo. “Um momento inesquecível!”, como eles mesmos descreveram. Com a atividade, os alunos puderam ainda revisitar e transpor as barreiras do conhecimento, participando ativamente das informações recebidas acerca da história de Da Vinci. Sob a inspiração do artista, eles romperam ainda com os paradigmas existentes sobre a aprendizagem à distância e provaram a sua eficácia.
Da Vinci
Da Vinci e sua metodologia de arte vêm ao encontro do que a Luminova prega e busca constantemente: atuar com o esforço da razão. Ou seja, protagonizar o próprio saber. Nascido em 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, bem próximo a Florença, na Itália, Da Vinci, um dos mais importantes artistas italianos do período renascentista, logo revelou o seu talento, principalmente, em virtude das suas habilidades geométricas, bem como na música e nas artes. Seus trabalhos combinam precisão científica com um grande poder de imaginação, refletindo a vastidão dos seus interesses, que percorriam a biologia, a fisiologia, a hidráulica, a aeronáutica e a matemática.
Entre suas principais obras, destaque para Anunciação (1475), Adoração dos Magos (1481), A Última Ceia (1948), Mona Lisa (1503), A Virgem e o Menino com Santa Ana (1510) e São João Batista (1514). Além disso, ele fez estudos nas áreas de anatomia e engenharia (que deram origem, séculos depois, ao helicóptero), por exemplo. O multifacetado artista tinha uma visão de mundo aristotélica – na criação de todas as suas obras ele valorizava, acima de tudo, a investigação e a observação da natureza.
Exposição online
A importância de Da Vinci é enorme. O MIS Experience, nova unidade do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (SP), está temporariamente fechado em virtudes dos efeitos da pandemia do Novo Coronavírus. Mas a boa notícia é que a instituição inaugurou no último dia 18 de agosto a versão digital da exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio.
Para aguçar ainda mais a curiosidade, essa exposição é considerada a mais completa e detalhada sobre o trabalho de Da Vinci, pois apresenta 18 áreas temáticas que contam a trajetória do artista. E a visita online não deixa a desejar. É possível passear por todas as áreas da exposição, incluindo a sala imersiva Sensory4, com imagens em 360 graus.
Ainda, é possível acompanhar, com experiências em realidade aumentada, objetos expostos no espaço físico e ter acesso a uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do renascentista. Para mais informações, como compra de ingresso e acesso à experiência, basta acessar o site da mostra.