A inovação nas escolas nunca foi tão urgente quanto no cenário em que se vive hoje. No entanto, essa proposta jamais foi uma barreira para a Luminova. Ao contrário, suas escolas são movidas sob o constante aperfeiçoamento do aprendizado em diferentes vertentes. Além dos percalços que podem afetar todo o sistema de ensino de um país, tal como a pandemia causada pelo novo Coronavírus, vivemos em um mundo em constante transformação, principalmente, tecnológica. Portanto, é preciso inovar!
Para a Luminova, no meio de tanta evolução, a educação não pode se manter tão tradicional, sendo que os conteúdos, métodos e práticas devem acompanhar a realidade dos alunos. Educadores, coordenadores e diretores devem ter acesso a equipamentos tecnológicos para garantir que o aprendizado seja mais dinâmico, atrativo e interdisciplinar.
A escola acredita que o papel do educador e de todo o sistema educacional é buscar resultados de aprendizagem mais consistentes. Por isso, reforça constantemente que a educação deve, sim, ser repensada. Essa teoria pode ser embasada, inclusive, no exemplo da professora Ana Gagliardo. Ana conta que ganhou, em dois anos trabalhando como educadora na Luminova, muito mais liberdade para despertar em seus alunos a busca pelo novo (muito mais do que em todos os outros anos da sua carreira trabalhando em outras escolas).
Licenciada em Letras, professora Ana sempre teve paixão pela educação, começando desde cedo a participar voluntariamente de projetos educacionais populares. Quando se tornou professora, sentiu logo que teria certas dificuldades para trabalhar com sistemas inovadores, dadas as restrições das escolas. Segundo Ana, era mais fácil experimentar formatos diferentes de aulas em cursos extras no contraturno de projetos voluntários do que no ensino curricular. Ana explica que, em muitas escolas, encontrava resistência quando saía do modelo de “educação bancária”, ou seja, aquela em que o aluno recebe algo do professor para usar depois. “Sempre tive muito mais abertura na área social para utilizar dinâmicas, ferramentas e metodologias inovadoras do que nas escolas, porém, como professora da Luminova, tenho ainda mais vazão para trabalhar com a criatividade e o pensamento crítico porque a escola abre este espaço tão necessário para a inovação”.
Luminova, inovação e comunidade escolar
Um professor inovador só terá um bom desempenho em uma escola também inovadora. Ou seja, seus ideais de ensino devem andar lado a lado com o projeto político pedagógico da escola. Além disso, a inovação só promoverá um melhor aprendizado a partir de uma escuta ativa dos estudantes. Para Ana, não é somente falar do que o aluno quer, mas colocá-lo no centro da aprendizagem. “Se vamos estudar a vírgula, coloco o aluno em conexão com suas práticas como, por exemplo, elaborando mensagens pelo WhatsApp, com e sem a vírgula, para que ele entenda as diferenças de ambos os sentidos de construção de frase”.
A ideia central da Luminova é abrir cada vez mais espaço para a inovação na comunidade escolar. No entanto, há um gargalo na busca por professores inovadores justamente porque falta uma cultura de inovação na educação brasileira. Este espaço aberto na Luminova exige profissionais criativos que tenham facilidade para mudanças, já que a inovação é o principal aspecto da escola. Isso porque, mesmo com um roteiro de aula em mãos, o professor tem total liberdade para experimentar sempre.
Professores
A propósito, um profissional só terá destaque em meio a essa nova geração de alunos, caso ele acompanhe o novo processo de aprendizagem e se insira nesse novo universo. Para a Luminova, por exemplo, mudar a teorização das aulas trata-se de uma necessidade nos tempos de hoje. É preciso reforçar que essa não é mais a rotina da nova geração de estudantes.
Enfim, o novo modo de ensinar é cada vez mais coletivo e o professor ou escola que deseja continuar nessa missão terá que se atualizar constantemente sobre tendências mais inovadoras. E a Luminova aposta que esse modelo de ensino tende a ficar e trazer benefícios, pois uma sociedade mais crítica mira na evolução com garantia de sucesso.