O inglês é essencial? Sim, pois é o idioma mais usado no mundo todo. No Brasil, o inglês está presente no dia a dia com uma série de palavras usuais, tais como: jeans, shopping center, pet shop, lan house, pen drive, notebook, Internet, delivery, fast food, e-mail, outdoor, hot-dog, milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, light e fitness. Ele se faz necessário em estudos, viagens, negócios etc.
No mercado de trabalho, o inglês virou atributo essencial para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. No entanto, apesar de muitos profissionais apresentarem conhecimento em inglês no currículo, a maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, provando que a fluência nesta língua ainda é um diferencial bastante competitivo para voar mais alto.
E fazer o aluno voar mais alto é o objetivo da Luminova. Além da democratização da educação, cuja finalidade é promover o crescimento humano e a ascensão social, a escola quer transformar o aprendizado com uma metodologia de ensino voltada aos resultados e que ofereça novas possibilidades. Dentro desse contexto, as aulas de inglês são diárias e fazem parte do turno escolar, abrindo um leque de oportunidades.
Não à toa, a Luminova defende a importância do “inglês todo dia”, pois essa imersão no idioma, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, ainda tem o poder de desenvolver habilidades cognitivas, intrapessoais e interpessoais. Essas competências, por sua vez, preparam o aluno para um universo cada vez mais atual e globalizado, promovendo, assim, a sua formação integral. Neste ensejo, a escola utiliza metodologias ativas em suas aulas para que os alunos possam construir, ampliar e aprofundar os seus conhecimentos, sempre de forma colaborativa e por meio do trabalho em equipe, bem como de projetos e pesquisas.
A propósito, um dos itens avaliativos em cada etapa do ano letivo na Luminova é a Pesquisa e Produção Digital, em que os alunos desenvolvem uma pesquisa orientada e têm a possibilidade de demonstrar todo o seu potencial criativo e inovador, utilizando diversas soluções digitais como podcast, padlet, mentimeter, vídeos etc. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os conteúdos são abordados por eixos temáticos trimestrais e os recursos utilizados incluem músicas, cantos, apresentações, jogos, brincadeiras, e-books, flashcards, experimentos etc. Já no Ensino Fundamental – Anos Finais, há um foco mais profundo no desenvolvimento das habilidades linguísticas, com o uso das metodologias ativas.
As aulas de inglês na Luminova são todas ministradas na própria língua. Isso é essencial para validar a exposição dos alunos ao idioma, pois em vez de aprenderem a “traduzir”, aprendem pelo exemplo, desenvolvendo as quatro principais habilidades da língua inglesa. A primeira é a compreensão auditiva (listening comprehension), que ganha destaque até que o aluno se sinta seguro para as demais habilidades, que são: a fala (speaking), a leitura (reading) e a escrita (writing). O resultado mostra alunos mais engajados e confiantes ao utilizar o idioma em situações do dia a dia.
Conteúdo e aprendizagem integrada
A Luminova utliza a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning, no português, Aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem), por meio da qual é possível uma relação dialógica com outras disciplinas. O objetivo é integrar conteúdos curriculares das diversas áreas do conhecimento, além dos aspectos de cognição, comunicação e cultura.
Ainda sobre a CLIL, a Luminova viabiliza a imersão diária no inglês por meio do desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal básica (BICS – Basic Interpersonal Communicative Skills), que é uma linguagem social e informal, para que o aluno tenha condições de se comunicar em situações simples do dia a dia (entre os amigos, no parque, na escola). Há também foco na proficiência em linguagem acadêmica cognitiva (CALP – Cognitive Academic Language Proficiency), que é a linguagem formal, com uma visão ampla na vida profissional, a qual chegará em um estalar de dedos. Deve-se estar preparado.
Praticar o inglês todos os dias, sem dúvida, é um exercício mais efetivo, ao passo que introduzi-lo no contexto pessoal é o mesmo que migrar para um novo mundo. O cérebro responde melhor aos estímulos e o aluno aprende gradativamente. Na Luminova, as aulas fazem parte desse universo imersivo, de modo que os alunos mergulhem cada vez mais a fundo e os resultados apareçam na hora certa.