Apoiar todas as possibilidades de democratização ao acesso à educação! Este é o objetivo da Luminova, que tem a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma de suas preocupações. Essa inquietação, principalmente em tempos de quarentena, com a restrição de diferentes possibilidades de estudos e decretos de suspensões de aulas em diversos estados, fez com que a rede de escolas disponibilizasse deliberadamente sua própria ferramenta de aprendizado a distância.
O objetivo é, justamente, reduzir ao máximo o impacto que a pandemia pode causar no currículo escolar dos estudantes brasileiros. Por isso, a plataforma está aberta para alunos e não-alunos que estejam cursando da primeira à terceira série do Ensino Médio, em escolas privadas ou públicas. A ideia central é manter o aluno em seu ritmo, de modo que esteja preparado para o tão esperado exame. Afinal, é com a nota alcançada na prova que grande parte dos estudantes brasileiros são aprovados em universidades públicas e privadas.
Segundo o Censo Escolar 2019, há cerca de 7,5 milhões de alunos cursando o Ensino Médio no Brasil, dos quais muitos estão em casa sem nenhuma atividade que os mantenham na rotina estudantil – fundamental para quem prestará o Enem. Por meio da ferramenta da Luminova, o estudante tem acesso a vídeos, posts e todo o conteúdo oferecido aos alunos matriculados na escola, que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo Nathan Schmucler, diretor de franquias da rede, o motivo de todo esse plano é porque a escola foi criada justamente para quem acredita em um futuro melhor e possível. “Acreditamos no poder da educação e no potencial de transformação que ela tem”.
Para ter acesso ao conteúdo, é preciso fazer a inscrição por meio do link:
www.luminovaopendigital.com.br
Outras dicas valiosas
É claro que a Luminova sabe que esse não é o cenário ideal. Mas, enquanto a rotina completa dos estudantes não pode ser retomada, as ferramentas e estratégias alternativas são essenciais. Além de utilizar a plataforma da Luminova, algumas dicas são sempre valiosas para quem vai prestar o Enem em sua próxima edição. Confira e boa sorte!
Informação nunca é demais
Atualmente, os veículos de comunicação têm se dedicado a cobrir os assuntos relacionados à Covid-19 e as possíveis vacinas que estão em estudos em diferentes cantos do mundo. Essas informações são veiculadas com respaldo do interesse público, que precisa estar atento ao que realmente é fato superando um outro tipo de viralização: as “fake news”.
Como estudante do Ensino Médio, o candidato que presta o Enem deve se ater aos fatos e saber como filtrar todas as informações recebidas, se atualizando na medida certa. Aliás, a Luminova acredita que o momento é ideal para focar nos estudos e deixar a leitura em dia –com livros, auxílio de portais de notícias confiáveis e sites com credibilidade.
A escrita deve estar afiada
A redação é o que mais assusta oito entre 10 estudantes que se preparam para o Enem. E com razão. Para concorrer a uma bolsa de estudos com a nota do Enem, um dos pré-requisitos é não zerar a redação. Para ter sucesso, a Luminova alerta que vale muito a pena treinar, escrever, ler, reler, escrever de novo, buscar por referências.
Já sobre o tema da redação, o esperado é sempre um tema que esteja vigente, como por exemplo o Coronavírus ou a saúde em seu contexto geral, dada a crise sanitária que surtiu efeito mundial. No entanto, essa é apenas uma possibilidade tendo outras bem significativas também. Por isso, vale a pena estar muito bem informado sobre todo e qualquer cenário.
A Internet é um ponto a favor
Como grande aliada durante o período de isolamento social, a Internet pode ser utilizada para vários fins que vão muito além das maratonas de séries em plataformas de streaming. Use-a para se preparar para o Enem, inclusive por meio da ferramenta disponibilizada pela Luminova. Além disso, atualmente, há muitos professores fazendo “lives” e dando dicas sobre as principais disciplinas, bem como órgãos públicos oferecendo materiais de estudos para download. Tudo isso de forma online e gratuita. Vale pesquisar, usar e abusar!